VI - Em que o agente Fix mostra uma impaciência bem legítima

Eis em que circunstâncias tinha sido expedido o despacho a respeito do senhor Phileas Fogg.

Na quarta feira 9 de outubro, esperava-se pelas onze da manhã, em Suez, o paquete Mongolia, da companhia peninsular e oriental, steamer de ferro a hélice e com spardeck, deslocando duas mil e oitocentas toneladas e possuindo uma força nominal de quinhentos cavalos. O Mongolia fazia regularmente as viagens de Brindisi a Bombaim pelo canal de Suez. Era um dos barcos mais velozes da Companhia, e as velocidades regulamentares, ou seja dez milhas por hora de Brindisi a Suez, e nove milhas e cinquenta e três centésimos de Suez a Bombaim, ele sempre as tinha ultrapassado.

Esperando a chegada do Mongolia, dois homens passeavam sobre o cais no meio da multidão de indígenas e estrangeiros que afluem a esta cidade, outrora uma aldeia, à qual a grande obra do senhor de Lesseps assegura um porvir considerável.

Destes dois homens, um era o agente consular do Reino Unido, estabelecido em Suez, que – a despeito dos desfavoráveis prognósticos do governo britânico e das sinistras predições do engenheiro Stephenson – via diariamente navios ingleses atravessarem o canal, abreviando assim em metade o antigo caminho da Inglaterra às Índias pelo cabo de Boa Esperança.

O outro era um homenzinho magro, de aspecto bastante inteligente, nervoso, que contraía com uma persistência notável os músculos superciliares. Através de seus longos cílios brilhava um olho muito vivo, mas cujo ardor sabia extinguir quando queria. Neste momento, dava alguns sinais de impaciência, indo, vindo, não conseguindo ficar parado.

Este homem chamava-se Fix, e era um desses “detetives” ou agentes da polícia inglesa, que tinham sido enviados para os diversos portos, depois do roubo cometido ao banco da Inglaterra. Este tal de Fix deveria vigiar com o maior cuidado todos os viajantes que tomassem a rota de Suez, e se algum lhe parecesse suspeito, segui-lo à espera de um mandado de detenção.

Fonte: http://jv.gilead.org.il/rpaul

Precisamente, há dois dias, Fix havia recebido do comissário da polícia metropolitana a descrição do autor presumido do roubo. Era a do personagem distinto e bem trajado que tinha sido visto na sala de pagamentos do Banco.

O detetive, muito estimulado evidentemente pela polpuda gratificação prometida em caso de sucesso, esperava por isso com uma impaciência fácil de se compreender a chegada do Mongolia.

– E o senhor diz, senhor cônsul, perguntou pela décima vez, que este barco não pode tardar?

– Não, Mr. Fix, respondeu o cônsul. Ele foi avistado ontem ao largo de Port Said, e os cento e sessenta quilômetros do canal não significam nada para ele. Repito que o Mongolia sempre ganhou a gratificação de vinte e cinco libras que o governo dá para cada avanço de vinte e quatro horas sobre o tempo regulamentar.

– Este paquete vem diretamente de Brindisi? perguntou Fix.

– De Brindisi mesmo, onde pegou o malote das Índias, de Brindisi que deixou sábado às cinco da tarde. Por isso tenha paciência, ele não tarda a chegar. Mas não sei realmente como, com a descrição que recebeu, poderá reconhecer seu homem, se é que ele está a bordo do Mongolia.

– Senhor cônsul, respondeu Fix, esse tipo de gente, a gente mais percebe do que reconhece. Faro é o que é preciso ter, e o faro é como um sentido especial para o qual concorrem o ouvido, a vista e o olfato. Já prendi em minha vida mais de um desses gentleman, e contanto que o meu ladrão esteja a bordo, asseguro-lhe que não me escapará das mãos.

– Assim o desejo, senhor Fix, porque se trata de um roubo importante.

– Um roubo magnífico, respondeu o agente entusiasmado. Cinquenta e cinco mil libras! Não temos com frequência tal sorte grande! Os ladrões tornam-se mesquinhos! A raça dos Sheppard decai! Deixa-se prender atualmente por quaisquer shillings!

– Senhor Fix, respondeu o cônsul, fala de tal maneira que lhe desejo sinceramente sucesso; mas, repito, nas condições em que está, creio que não seja difícil que ele escape. Bem sabe que, pela descrição que recebeu, este ladrão se parece totalmente com um homem honesto.

– Senhor cônsul, respondeu dogmaticamente o inspetor de polícia, os grandes ladrões sempre se parecem com gente honesta. Compreende bem que os que têm cara de tratante só têm um caminho a seguir, o de permanecerem probos, sem o que acabariam presos. As fisionomias honestas, são estas sobretudo as que se precisa desmascarar. Trabalho difícil, concordo, e que não é mais profissão, é arte.

Vê-se que o supracitado Fix não carecia de uma certa dose de amor próprio.

Neste interim, o cais se animara pouco a pouco. Marinheiros de diversas nacionalidades, comerciantes, corretores, carregadores, felás afluíam para aí. A chegada do paquete estava evidentemente próxima.

O tempo estava bem bonito, mas o ar frio, pelo vento do leste. Alguns minaretes recortavam-se por sobre a cidade sob os pálidos raios do sol. Para o sul, um molhe de dois mil metros de comprimento estendia-se como um braço sobre o ancoradouro de Suez. À superfície do mar Vermelho deslizavam diversos barcos de pesca ou de cabotagem, alguns dos quais conservaram em suas feições o elegante gabarito da galera antiga.

Sempre circulando entre este populacho, Fix, por um hábito da profissão, encarava os transeuntes com uma olhada rápida.

Eram então duas e meia.

– Mas não chega nunca, este paquete! exclamou ao ouvir soar o relógio do porto.

– Não pode estar longe, respondeu o cônsul.

– Por quanto tempo ele ficará em Suez? perguntou Fix.

– Quatro horas. O tempo de embarcar seu carvão. De Suez a Aden, na extremidade do mar Vermelho, são trezentas e dez milhas, e é preciso fazer provisão de combustível.

– E de Suez esse barco vai diretamente a Bombaim? perguntou Fix.

– Diretamente, sem parada.

– Ora bem, disse Fix, se o ladrão tomou esta rota e este barco, deve entrar nos seus planos desembarcar em Suez, para alcançar por uma outra via as possessões holandesas ou francesas da Ásia. Deve saber muito bem que não estaria em segurança na Índia, que é uma terra inglesa.

– A menos que seja um homem muito esperto, respondeu o cônsul. Bem sabe, um criminoso inglês está sempre melhor escondido em Londres do que no estrangeiro.

Depois desta reflexão, que deu muito o que refletir ao agente, o cônsul voltou ao seu escritório, situado a pouca distância. O inspetor de polícia ficou só, tomado por uma impaciência nervosa, com o pressentimento bastante bizarro de que o seu ladrão deveria achar-se a bordo do Mongolia – e na verdade, se este velhaco tinha saído da Inglaterra com a intenção de ganhar o Novo Mundo, a rota das Índias, menos vigiada ou mais difícil de vigiar que a do Atlântico, deveria ter merecido sua preferência.

Fix não foi deixado muito tempo entregue às suas reflexões. Apitos agudos anunciaram a chegada do paquete. Toda a horda dos carregadores e dos felás se precipitou para o cais em um tumulto um pouco inquietante para os membros e as roupas dos passageiros. Uma dezena de batéis deslocou-se do rio e dirigiu-se para frente do Mongolia.

Fonte: http://jv.gilead.org.il/rpaul/

Bem depressa o casco gigantesco do Mongolia foi avistado, passando entre as margens do canal, e eram onze horas quando o steamer ancorou, ao mesmo tempo que o seu vapor saía com grande barulho pelos tubos de escapamento.

Os passageiros eram muitos a bordo. Alguns ficaram sobre o spardeck a contemplar o panorama pitoresco da cidade; mas a maioria desembarcou nos batéis que tinham vindo acostar-se ao Mongolia.

Fix examinava escrupulosamente todos os que punham os pés na terra.

Neste momento, um deles aproximou-se dele, depois de ter vigorosamente repelido os felás que o assaltavam com suas ofertas de serviço, e perguntou-lhe muito polidamente se ele poderia indicar o escritório do agente consular inglês. Ao mesmo tempo este passageiro apresentava um passaporte ao qual desejava sem dúvida fazer apor o visto britânico.

Fix, instintivamente, pegou o passaporte e, com um rápido golpe de vista, examinou-o.

Por pouco não fez um movimento involuntário. O papel tremeu-lhe na mão. A descrição no passaporte era idêntica à que recebera do comissário da polícia metropolitana.

– Este passaporte não é o seu? disse ele ao passageiro.

– Não, respondeu este, é o passaporte do meu patrão.

– E seu patrão?

– Ficou no navio.

– Mas, retomou o agente, é preciso que ele se apresente pessoalmente no escritório do consulado para comprovar sua identidade.

– O que! é necessário?

– Indispensável.

– E onde fica este escritório?

– Lá, no canto da praça, respondeu o inspetor, apontando para uma casa a duzentos passos dali.

– Então, vou procurar meu patrão, que por certo não vai gostar nada deste incômodo.

Lá no alto, o passageiro cumprimentou Fix e voltou para bordo do vapor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Biblioteca Júlio Verne se esforça muito para disponibilizar aos nossos leitores sempre as melhores obras.

Para que possamos fazer cada vez mais e melhor, gostaríamos de saber a sua opinião. Críticas e sugestões são sempre bem-vindas. Enfim, diga-nos o que achou do nosso trabalho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...