Gil Braltar (Parte 3)

O general Mac Kackmale dormia profundamente sobre suas duas orelhas, um pouco maiores que o normal. Com seus braços desmesurados, seus olhos redondos, profundos abaixo de espessas sobrancelhas, seu rosto coberto por uma barba áspera, sua fisionomia gesticulante, seus gestos de anthropopithecus, o pragmatismo extraordinário de sua mandíbula, era de uma feiura notável, inclusive para um general inglês. Um verdadeiro macaco. Mas um excelente militar, por outro lado, apesar de sua figura simiesca.

Sim! Dormia em sua confortável moradia na Main Street, uma rua sinuosa que atravessa a cidade desde a Porta do Mar até a Porta da Alameda. Talvez o general sonhava que a Inglaterra conquistava o Egito, a Turquia, a Holanda, o Afeganistão, o Sudão ou o país dos Boers, em uma palavra, todos os pontos do globo que se ajustavam a sua conveniência, justamente no momento em que corria o perigo de perder Gibraltar.

A porta do quarto abriu–se de repente:

– O que houve? – perguntou o general Mac Kackmale, recompondo-se de um salto.

– Meu general – disse um ajudante de campo que havia entrada pela porta como um torpedo –, a cidade está sendo invadida!

– Os espanhóis?

– Deve ser!

– Eles se atrevem!...

O general não terminou a frase. Levantou-se, atirou a um lado o lenço que lhe cobria a cabeça, vestiu suas calças, seu casaco, pôs suas botas e seu chapéu, armou-se com sua espada enquanto dizia:

– Que barulho é esse que estou escutando?

– O som das pedras avançando como uma avalanche por toda a cidade.

– São muitos esses patifes?

– Devem ser.

– Sem dúvida todos os bandidos da costa se reuniram para executar esse ataque: os contrabandistas de Ronda, os pescadores de São Roque e os refugiados que crescem em todas as populações...

– É terrível, meu general.

– E o governador? Foi avisado?

– Não! É impossível chegar a sua casa de campo! As portas estão ocupadas, as ruas estão cheias de assaltantes!

– E o quartel da Porta do Mar?

– Não existe meio de chegar até lá! Os atiradores devem ter tomado o quartel

– Com quantos homens você pode contar?

– Uns vinte, meu general. São os soldados do terceiro regimento, que puderam escapar quando tudo começou.

– Por São Dunstan! – exclamou Mac Kackmale. – Gibraltar arrebatada da Inglaterra por estes vendedores de laranjas! Não! Isso não acontecerá!

Nesse momento, a porta do quarto deu passagem a uma estranha criatura que saltou sobre os ombros do general.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Biblioteca Júlio Verne se esforça muito para disponibilizar aos nossos leitores sempre as melhores obras.

Para que possamos fazer cada vez mais e melhor, gostaríamos de saber a sua opinião. Críticas e sugestões são sempre bem-vindas. Enfim, diga-nos o que achou do nosso trabalho!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...